UTIL 5301
Saudações visitante! Tudo bão meu povo?!
Hoje vamos com esse carrinho que foi comprado para UTIL mas que pouco rodou pela empresa... calma ae que conto melhor a história. Em 2022 as marcas do Grupo Guanabara foram unificadas na identidade visual, até aí sem novidade. Mas mesmo com a unificação, há uma clara distinção entre frota e operação da Guanabara de Fortaleza e as demais do grupo. Em oportunidades nas redes sociais, pude observar os próprios representantes da empresa tratando como duas Guanabaras, a do Nordeste e a do Sudeste.
Pois bem, desde então a "Guanabara Sudeste" virou farofa na questão de frota e operação, uma verdadeira dança das cadeiras. Era extremamente comum ver carros de uma a serviço da outra, mesmo em épocas de baixa demanda. Essa confusão até chamou a atenção da ANTT que deu um "chega pra lá" nesta situação em meados de 2024 e essa salada de "a serviço" diminuiu bastante, mas já está voltando a bagunça novamente. E esta história toda não se resume à operação somente, a frota também está toda bagunçada entre as empresas.
Em 2023 a UTIL comprou uma "cacetada" de carros, mas quase nenhum ficou com ela de fato, sendo repassados para Real Expresso, Brisa e Rápido Federal, e muitas das vezes nem rodar pelas linhas da UTIL rodaram. Um exemplo desses, é o carro do post de hoje, que é o único G8 1350 do grupo todo. Chegou para UTIL, mas pouco rodou nas linhas dela mesma, sendo a foto do post um raro registro dessa ocorrência. Logo no início de sua operação, já foi remanejado para as linhas da Real Expresso e Rápido Federal, e mais tarde, foi de fato transferido para a Rápido Federal.
Enfim, esse post ficou até meio longo para tentar explicar a salada que está no Grupo Guanabara. Para nós, que gostamos de ônibus, essa bagunça é uma maravilha, pois nessas ocorrências é possível ver empresas que não operam em determinada região, como um UTIL na Bahia ou um Brisa em Porto Alegre, por exemplo.
MANTENHA OS CRÉDITOS!
Comentários
Postar um comentário